| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

JORNAL AMATA
Desde: 13/06/2001      Publicadas: 1007      Atualização: 03/04/2017

Capa |  Altamira  |  AMATA ASSOCIE-SE  |  Castelo de Sonhos  |  Desmatamento na Amazônia  |  ECOLOGIA  |  Educação Ambiental  |  ESPORTES  |  Hidrelétrica de Belo Monte  |  HIDRELÉTRICA DO TAPAJÓS  |  Opinião  |  Política  |  Poluição  |  SAUDE  |  Transamazônica  |  Turismo no Xingu


 ECOLOGIA
  17/10/2016
  0 comentário(s)


Os cinco maiores problemas ambientais do mundo e suas soluções
Lixo e poluição do ar em Bangladesh
Poluição do ar, desmatamento, extinção de espécies, degradação do solo e superpopulação representam grandes ameaças, que devem ser resolvidas para que o planeta continue sendo um lar para todas as espécies.



1. Poluição do ar e mudanças climáticas
Kim Kyung-Hoon/Reuters

O problema: a atmosfera e os oceanos estão sobrecarregados de carbono. O CO2 atmosférico absorve e reemite radiação infravermelha, o que faz com que o ar, os solos e as águas superficiais dos oceanos fiquem mais quentes "em princípio, isso é bom: o planeta estaria congelado se isso não acontecesse. Mas há muito carbono no ar.

A queima de combustíveis fósseis, o desmatamento para a agricultura e as atividades industriais aumentaram as concentrações atmosféricas de CO2 de 280 partes por milhão (ppm), há 200 anos, para cerca de 400 ppm. Isso é um aumento sem precedentes, tanto em escala quanto em velocidade.

O resultado: perturbações climáticas. O excesso de carbono é apenas uma forma de poluição do ar causada pela queima de carvão, petróleo, gás e lenha. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou recentemente que uma em cada nove mortes em 2012 está relacionada com doenças causadas por agentes cancerígenos e outros venenos presentes no ar.

Soluções: substituir os combustíveis fósseis por energia renovável; reflorestamento; reduzir as emissões originadas pela agricultura; alterar processos industriais. A boa notícia é que a energia limpa é abundante " ela só precisa ser estimulada. Muitos afirmam que um futuro com 100% de energia renovável é possível com a tecnologia já existente.

Mas há uma má notícia: embora a infraestrutura de energia renovável " painéis solares, turbinas eólicas e sistemas de armazenamento e distribuição de energia " esteja se tornando cada vez mais comum, barata e mais eficiente, especialistas dizem que essas tecnologias não estão sendo utilizadas no ritmo necessário para evitar uma ruptura climática catastrófica. Dificuldades políticas e financeiras ainda precisam ser superadas.

2. Desmatamento
Nacho Doce/Reuters

O problema: florestas ricas em espécies estão sendo destruídas, especialmente nos trópicos, para muitas vezes abrir espaço para a criação de gado, plantações de soja ou de óleo de palma, ou para outras monoculturas agrícolas. Cerca de 30% da área terrestre do planeta é coberta por florestas " isso é cerca de metade do que existia antes de o início da agricultura, 11 mil anos atrás. Cerca de 7,3 milhões de hectares de floresta são destruídos a cada ano, principalmente nos trópicos.

Florestas tropicais costumavam cobrir cerca de 15% da área terrestre do planeta. Atualmente elas cobrem de 6% a 7%. Grande parte do que sobrou foi degradado pela derrubada de árvores ou queimadas. As florestas naturais não atuam apenas como reservas da biodiversidade, eles também são reservatórios, que mantêm o carbono fora da atmosfera e dos oceanos.

Soluções: conservar o que resta das florestas naturais e recuperar as áreas degradadas com o replantio de espécies arbóreas nativas. Isso exige um governo forte " só que muitos países tropicais ainda estão em desenvolvimento, têm populações crescentes, carecem de um Estado de Direito e sofrem com nepotismo generalizado e corrupção quando se trata do uso da terra.

3. Extinção de espécies
Marcelo Sayão/ EFE

O problema: em terra, animais selvagens estão sendo caçados até a extinção para a obtenção de carne, marfim ou para a produção de produtos "medicinais". No mar, grandes barcos de pesca industrial, equipados com redes de arrastão ou de cerco, estão dizimando populações inteiras de peixes. A perda e a destruição de habitat também é um fator importante para a onda de extinção " algo sem precedentes se for considerado que ela está sendo causada por uma única espécie: os humanos.

A Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) de espécies ameaçadas continua a crescer. Espécies não apenas têm o direito de existir, elas também fornecem produtos e "serviços" essenciais para a sobrevivência humana. Um exemplo são as abelhas e seu trabalho de polinização, necessário para o cultivo de alimentos.

Soluções: ssforços conjuntos devem ser feitos para evitar a diminuição da biodiversidade. Proteger e recuperar habitats é apenas um lado da questão " combater a caça e a pesca ilegais e o comércio de vidas selvagens é outro. Isso deve ser feito em parceria com populações locais, para que a conservação da vida selvagem seja do seu interesse, tanto social como econômico.

4. Degradação do solo
Silva Junior/Folhapress

O problema: a exploração excessiva das pastagens, as monoculturas, a erosão, a compactação do solo, a exposição excessiva a poluentes, a conversão de terras " a lista de maneiras como os solos estão sendo danificados é longa. Cerca de 12 milhões de hectares de terras agrícolas são degradados seriamente todos os anos, de acordo com estimativas da ONU.

Soluções: há uma vasta gama de técnicas de conservação e restauração do solo, como plantio direto, rotação de culturas e a construção de "terraços" para controle da erosão pluvial. Considerando que a segurança alimentar depende da manutenção dos solos em boas condições, é provável que este desafio seja solucionado no longo prazo. Ainda é uma questão em aberto, porém, se isso vai beneficiar igualmente todas as pessoas ao redor do globo.

5. Superpopulação
Reprodução/Twitter/?@Pigarrinho

O problema: a população humana continua a crescer rapidamente em todo o mundo. A humanidade começou o século 20 com 1,6 bilhão de pessoas. Hoje são cerca de 7,5 bilhões. Estimativas indicam que a população mundial crescerá para quase 10 bilhões até 2050. A combinação de crescimento populacional com ascensão social está pressionando cada vez mais os recursos naturais essenciais, como a água. Grande parte desse crescimento está ocorrendo no continente africano e no sul e leste da Ásia.

Soluções: a experiência tem mostrado que quando as mulheres têm o poder de controlar a sua própria reprodução e ganham acesso à educação e a serviços sociais básicos, o número médio de nascimentos por mulher cai significativamente. Se forem feitos corretamente, sistemas de assistência podem tirar mulheres da pobreza extrema, mesmo em países onde a atuação do Estado permanece permanece deficiente.



  Mais notícias da seção Reportagem no caderno ECOLOGIA
18/03/2017 - Reportagem - Governo marcou 2030 como fim da produção e a partir de 2050 carro a combustão será proibido de rodar no país 
Os carros com motor à combustão têm os dias contados na Alemanha. Literalmente: eles vão sobreviver exatamente 4.680 dias a partir desta quinta-feira, 15 de março de 2017.O Conselho Federal do país aprovou uma resolução que proíbe a venda de veículos a diesel e a gasolina a partir de 2030 (lá eles não usam o álcool como combustível), conforme infor...
13/11/2016 - Reportagem - Casa sustentável de papelão fica pronta em 24h e dura 100 anos
casa sustentável de papelão Vista do projeto: parece ótimo morar nessa casa, não é mesmo?Casa sustentável de papelão: existe mesmo?...
21/06/2016 - Reportagem - Senador José Porfírio ganha duas Unidades de Conservação
Foi oficializado ontem (20), através dos Decretos de Nº 1.566 e 1.567, publicados no Diário Oficial do Estado, a criação de quatro Unidades de Conservação do Estado do Pará: o "Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) Tabuleiro do Embaubal" e a "Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Vitória de Souzel", localizadas no município de Senador José Porfí...
27/04/2016 - Reportagem - Ano de 2015 foi o mais quente já registrado no planeta, confirma Nasa
O ano de 2015 foi, de longe, o mais quente no planeta desde que começaram os registros de temperatura no final do século 19, superando claramente o recorde de 2014, anunciaram nesta quarta-feira (20) a agência espacial Nasa e a Agência Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), dos Estados Unidos. ...
13/12/2015 - Reportagem - Países aprovam acordo histórico para limitar aquecimento
Os 195 países que participam da 21ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP21) aprovaram neste sábado (12) um histórico acordo para enfrentar o aquecimento global.O resultado foi amplamente celebrado pelo ministro das Relações Exteriores da França e presidente da COP21, Laurent Fabius, e pelos represe...
21/11/2015 - Reportagem - Aprovado novo prazo para fim dos lixões
Os municípios deverão ter mais tempo para acabarem com seus lixões. O Plenário do Senado aprovou o projeto (PLS 425/2014) que prorroga, de forma escalonada, o prazo para as cidades se adaptarem à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010). A matéria é a primeira de uma lista sugerida pela Comissão Especial do Pacto Federativo, com proj...
25/04/2013 - Reportagem - Suspensa liminar que impede licença de usina no PA
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) derrubou a liminar que suspendeu temporariamente o processo de licenciamento ambiental das obras da Usina Hidrelétrica São Luís do Tapajós, no Rio Tapajós, oeste do Pará. O presidente do STJ, Felix Fischer, acatou pedido feito pela União e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A decisão do ministro dev...
30/06/2012 - Reportagem - Investigadas denúncias em santuário de tartarugas
O Ministério Público Federal abriu mais uma investigação sobre a Norte Energia, responsável pelas obras de Belo Monte, por causa de denúncias de imperícia de uma empresa subcontratada, a Biota Soluções Ambientais, que teria causado a morte de milhares de filhotes de tartaruga no Tabuleiro do Embaubal, conjunto de praias sazonais do rio Xingu, entre...
24/03/2011 - Reportagem - Clinton, Schwarzenegger e James Cameron participam de fórum em Manaus
Evento reunirá empresários e lideranças para discutir políticas públicas de sustentabilidadePolíticos, empresários e ecologistas discutirão um modelo de desenvolvimento sustentável por meio do emprego e da promoção de práticas ecológicas no 2º Fórum Mundial de Sustentabilidade, que começa nesta quinta-feira em Manaus e vai até sábado. ...
16/12/2010 - Reportagem - Governo planeja construir seis hidrelétricas na Amazônia
Juntas, elas têm potência equivalente a uma nova Belo Monte, a maior hidrelétrica brasileira, recentemente leiloada no Pará...
08/11/2010 - Reportagem - Sudeste da Amazônia pode virar savana se estiagens persistirem, alerta pesquisa
Uma sucessão de secas como a de 2010 seria capaz de transformar a porção sudeste da Amazônia em savana. A conclusão é de uma dupla de pesquisadores do Brasil e da Colômbia, que calculou pela primeira vez qual é a redução na quantidade de chuvas necessária para desestabilizar a floresta. ...
19/06/2010 - Reportagem - STF decide que terras do Baixo Xingu serão reservas ecológicas
Brasília " As terras localizadas no Baixo Xingu devem se tornar reservas ecológicas. Esse foi o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que em decisão unânime, indeferiu o pedido de 54 proprietários e detentores de terra, que por meio de mandado de segurança, queriam a nulidade do decreto presidencial, que desapropria imóveis rurais no lim...
29/06/2009 - Reportagem - BR Distribuidora inaugura primeiro eletroposto do país no Rio de Janeiro
Os proprietários de carros e motos elétricos já tem onde abastecer seus automóveis. Foi aberto neste mês de junho na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, o primeiro posto de abastecimento de veículos movidos à energia elétrica proveniente de luz solar. ...
24/04/2009 - Reportagem - Bradesco financiará créditos de carbono
O Bradesco e o Mitsubishi UFJ Financial Group anunciaram memorando deentendimento para estruturação e financiamento de empresas comprojetos de geração de créditos de carbono, contemplados no Protocolode Kyoto. O acordo internacional impõe limites aos paísesindustrializados de emissões de gases-estufa, responsáveis peloaquecimento global....
14/03/2009 - Reportagem - Tribunal da Água condena Brasil por más práticas
O Governo brasileiro foi condenado hoje simbolicamente pelo Tribunal da Água, uma corte ética dentro do Fórum Mundial da Água realizado em Istambul, por más práticas relacionadas aos recursos hídricos....
14/03/2004 - Reportagem - Lei da Garrafa quer instituir taxa sobre embalagens
Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados pretende instituir uma taxa reembolsável sobre o uso de embalagens e recipientes para reduzir a poluição causada pelo lixo não degradável. ...
05/03/2004 - Reportagem - Incompetência causou morte de quelônios
Filhotes de tartarugas que morreram no tabuleiro do Xingu no ano passado A morte de milhares de filhotes de quelônios na região do tabuleiro das tartarugas, entre os municípios de Vitória do Xingu e Senador José Porfírio, no ano passado, poderia ter sido evitada e foi proveniente da falta de conhecimento técnico das pessoas que atuavam naquele pr...



Capa |  Altamira  |  AMATA ASSOCIE-SE  |  Castelo de Sonhos  |  Desmatamento na Amazônia  |  ECOLOGIA  |  Educação Ambiental  |  ESPORTES  |  Hidrelétrica de Belo Monte  |  HIDRELÉTRICA DO TAPAJÓS  |  Opinião  |  Política  |  Poluição  |  SAUDE  |  Transamazônica  |  Turismo no Xingu